A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC), alerta que de 10% a 20% das pessoas entre os 60 e 80 anos sofrem de uma ou mais doenças neurológicas. “Entre as várias doenças neurológicas que aumentam de prevalência com o envelhecimento se refere o acidente vascular cerebral (AVC), que é a doença neurológica mais comum na população mundial neste grupo etário”, afirma Patrícia Canhão, vice-presidente da SPAVC. Ela alega ainda que cerca de 75% dos casos ocorrem em pessoas com mais de 65 anos sendo essa, uma das principais causas de mortalidade e a primeira causa de incapacidade no mundo.

 

Referindo-se a Portugal, a especialista afirma que “é pertinente falar de AVC, pois é a primeira causa de morte e incapacidade em Portugal e porque existe a possibilidade de tratar, desde que os pacientes cheguem rapidamente aos locais adequados para o tratamento”. Para isso, os sinais de AVC devem ser reconhecidos com exatidão e o pedido de ajuda imediato.

 

 

São conhecidos os fatores de risco da doença: a hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia, problemas cardíacos como a fibrilação auricular, tabagismo, obesidade e sedentarismo. Algumas medidas simples a adotar para manter um “cérebro saudável” no indivíduo em envelhecimento, prevenindo algumas das doenças neurológicas mais frequentes no idoso:

 

 

  • Manter-se mental e socialmente ativo;
  • Praticar atividade física regularmente;
  • Adotar uma dieta saudável;
  • Realizar o controle de peso, pressão arterial, colesterol e o açúcar no sangue;
  • Não fumar;

 

Fonte: Lux