A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo tratamento digital para depressão. Trata-se de um aplicativo chamado Deprexis, que deve auxiliar o paciente diagnosticado em realizar autoavaliações em sessões com meia hora de duração pelo menos duas vezes por semana. As sessões funcionam por meio de perguntas que o paciente responde na plataforma, ajudando-o a identificar de forma clara os sintomas e possíveis soluções para crises na rotina.

O objetivo da ferramenta não é substituir as consultas médicas com psiquiatras e psicólogos. Pelo contrário! A ideia é que o próprio especialista indique a utilização do app aos pacientes pelo período de 90 dias, a fim de auxiliar na identificação dos sintomas e frequência das crises. Inclusive, para acessar a ferramenta o paciente deverá detalhar o registro do profissional no Conselho Regional de Medicina (CRM).

Um estudo publicado pelo Journal of Affective Disorders aponta a eficácia do método no tratamento contra a depressão, não havendo qualquer efeito colateral negativo. Até então, a plataforma só era permitida na Europa, mas o lançamento em território nacional foi realizado em junho, durante um evento do Instituto de Neurociências Aplicadas. No Brasil, o aplicativo custa R$990 por três meses, mas os interessados podem testá-lo antes de efetuar a compra.

Fonte: Tecmundo