Doenças neurodegenerativas como o Alzheimer, podem exigir aos pacientes e seus cuidadores uma estrutura adaptada da casa. Pensando nisso, pesquisadores escoceses desenvolveram o Iridis, um aplicativo capaz de analisar os cômodos da casa dos pacientes e sugerir as recomendações necessárias para melhorar o espaço, considerando fatores como iluminação, cores e ruídos que possam afetar as pessoas que vivem com diferentes tipos de demência.

O aplicativo será gratuito e, segundo os desenvolvedores, deverá levar cerca de 20 minutos até rastrear os ambientes da casa. O funcionamento acontece de forma que os usuários precisarão responder perguntas referentes aos arredores da casa, além de precisar fotografar os cômodos tanto da casa quanto de espaços públicos frequentados pelo paciente. O aplicativo pode recomendar mudanças que vão de uma simples troca de lâmpadas até reformas mais complexas, como acessibilidade em banheiros.

O Iridis é o primeiro aplicativo do gênero, segundo o centro de pesquisas sobre demência da Universidade Stirling e estará disponível para download a partir de setembro. Essa ferramenta será capaz de revolucionar o cotidiano de pacientes com demência, elevando sua qualidade de vida em muitos níveis, uma vez que, com as adaptações realizadas, essas pessoas terão mais autonomia e independência de seus cuidadores.

Hoje em dia são cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo sofrendo com algum tipo de demência, e há muito já se fazia necessário esse investimento para fornecer melhores serviços e instalações para essa população.

Fonte: Veja