Neste Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), a equipe da clínica Araújo&Fazzito reforça a importância de disseminar informações corretas e de relevância à população, com o objetivo de prevenir o surgimento dessa complicação em pacientes que correm maior risco e reduzir os casos fatais.

O que é:
Também conhecido como derrame cerebral, o AVC ocorre a partir do entupimento ou rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro, o que provoca a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada. Existem dois tipos de AVC, o isquêmico e o hemorrágico.

Diferenças entre o isquêmico e o hemorrágico:
O AVC hemorrágico ocorre quando o vaso cerebral é rompido, causando um sangramento (hemorragia) em algum ponto do sistema nervoso. O AVC isquêmico ocorre quando há obstrução da artéria, impedindo a passagem de oxigênio para as células cerebrais até que essas deixem de funcionar. Esse tipo é mais comum, porém menos fatal que o hemorrágico.

Causas:
O AVC hemorrágico está mais relacionado a causas como hipertensão arterial, distúrbios de coagulação do sangue, ferimentos que resultam em danos aos vasos sanguíneos, arritmias cardíacas e infarto agudo do miocárdio.

Já o AVC isquêmico, que é menos comum, tem fatores relacionados à aterosclerose, formação de trombos e inflamações causadas por anti-corpos (doenças auto-imunes) e infecções que acometem o interior das artérias.

Sintomas mais comuns:
Os principais sintomas do AVC são a diminuição ou perda súbita da força no rosto, braços e pernas de um só lado do corpo, além da sensação de formigamento nessas mesmas regiões. Os sintomas também incluem perda de visão em um só olho ou nos dois olhos, alteração da fala e dificuldade para articular frases e se expressar por meio da fala. Pode haver também náuseas, vertigens e vômitos.

Fatores de risco:
Pessoas hipertensas, com diabetes tipo 2, colesterol alto e sobrepeso estão mais propensas a ter um AVC, bem como os indivíduos com hábitos relacionados ao tabagismo, uso excessivo de álcool e sedentarismo. Histórico de AVC na família também é considerado um fator de risco.

A melhor forma de prevenir um acidente vascular cerebral de qualquer tipo é manter hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, prática de exercícios físicos e evitar fumar e beber. O controle da pressão arterial em hipertensos e da glicemia em diabéticos também é importante para evitar o problema.

Fonte: Portal Minha Vida