A Síndrome da Coluna Pós-Cirúrgica tem a ver com dores persistentes em pessoas que passaram por cirurgias recentes de coluna. A dor nas costas é uma das maiores queixas da população mundial, ficando atrás apenas da dor de cabeça. Conforme o aumento da população idosa, a tendência é que cada vez mais pessoas sofram patologias na região da coluna, dentre elas a hérnia de disco, e, por isso, o número de cirurgias de coluna também têm aumentado nos últimos anos.

Também chamada de Failed Back Surgery Syndrome (FBSS), a síndrome de insucesso da cirurgia espinhal atinge entre 10 e 40% dos pacientes que passaram por procedimentos cirúrgicos na região da coluna. O termo descreve uma condição clínica que tem estado em evidência entre neurocirurgiões e especialistas, pois indica que o resultado da cirurgia da coluna não satisfez as expectativas pós-cirúrgicas de paciente e cirurgião.

Existem diversos fatores para o insucesso do procedimento, a condição psicológica do paciente é um deles. Além disso, questões econômicas, como o desemprego, o tipo de técnica e planejamento cirúrgico e o nível inadequado de descompressão também são aspectos a serem levados em consideração. Isso sem mencionar os fatores operatórios, como técnica deficiente e a quantidade de cirurgias que o paciente já fez (quanto mais cirurgias realizadas anteriormente, maiores as chances de desenvolver a síndrome).

Nesses casos, o controle da dor deve ser feito por meio de acompanhamento médico. Devem ser realizadas avaliações clínicas e exames capazes de descartar problemas físicos e outras doenças, como tumores e doenças neuropáticas. Depois de descartados esses problemas, podem ser sugeridos tratamentos de fisioterapia e prescritos medicamentos para controlar o desconforto e a dor.

Fonte: Diário do Nordeste