Existem dois tipos de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC), o isquêmico e o hemorrágico. O primeiro deles é o mais comum, pois ocorre em cerca de 80% dos casos. O AVC isquêmico é quando há o entupimento de uma artéria que levaria sangue para o cérebro. Enquanto o AVC hemorrágico, correspondente a 20% dos casos, ocorre quando essa artéria se rompe e o sangue escapa para o tecido cerebral.

O AVC hemorrágico é considerado mais grave, uma vez que o sangue em contato com o crânio gera irritações na meninge, elevando a pressão intracraniana. Esse tipo de AVC tem como principais sintomas a fraqueza só de um lado do corpo, dificuldade para falar e enxergar e perda súbita da visão, bem como quadros de dor de cabeça e pressão alta. A taxa de mortalidade em quadros de AVC hemorrágico chega a 60% dos casos por ano.

Grande parte dos casos de AVC hemorrágico está relacionada à hipertensão arterial, logo, o controle da pressão é um importante meio de prevenção para esse tipo de AVC. Entretanto, existem outras possíveis causas, como o uso de drogas, aneurismas e tromboses cerebrais. E por mais que as características iniciais dos AVCs isquêmico e hemorrágico sejam parecidas, os tratamentos e prognósticos são diferentes.

Fonte: Jornal da USP