A neurologia e neurocirurgia atuam contra diferentes tipos de doenças neurológicas, algumas mais conhecidas que outras, porém todas com suas respectivas particularidades. Enquanto o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma condição conhecida por boa parte da população, doenças como a Adrenoleucodistrofia são pouco mencionadas pela sociedade em geral, o que pode causar espanto em pacientes e familiares que precisam lidar com essas condições de maneira súbita.

Pensando nisso, a equipe da Clínica Araújo e Fazzito produziu mais uma lista de longas que retratam histórias acerca dessas doenças. Veja abaixo:

100 Metros – Esclerose Múltipla: Baseado na história real de Ramón Arroyo, um publicitário sedentário que é diagnosticado com esclerose múltipla aos 35 anos questiona as limitações de seu corpo e, com a ajuda do sogro, treina para uma prova de Ironman, uma modalidade de triathlon de longas distâncias.

Tempo de Despertar – Parkinson: Malcolm Sayer (Robin Williams) é um neurologista que passa a testar em Leonard Lowe (Robert De Niro), seu paciente, uma nova droga usada para pacientes com o Mal de Parkinson. Com o tempo, outros pacientes testam a droga e mostram sinais de melhora, mas Lowe começa a apresentar estranhos e perigosos efeitos colaterais.

Óleo de Lorenzo – Adrenoleucodistrofia: A trama apresenta o esforço de pais que entregam suas vidas para salvar o seu filho que, com seis anos de idade, foi diagnosticado com Adrenoleucodistrofia (ALD), uma doença rara e sem cura que provoca uma degeneração no cérebro, levando o paciente à morte em no máximo dois anos.

O escafandro e a borboleta – Acidente Vascular Cerebral de tronco encefálico (Síndrome de Locked-In): Após vinte dias desacordado por um derrame cerebral, Jean-Dominique Bauby (Mathieu Amalric), de 43 anos, acorda com uma rara paralisia e só consegue movimentar o olho esquerdo. Ainda lúcido, Bauby se comunica piscando letras do alfabeto e cria um mundo próprio em sua imaginação.

Um momento pode mudar tudo – Esclerose Lateral Amiotrófica: Kate (Hilary Swank) é diagnosticada com esclerose lateral amiotrófica (ELA), e Bec (Emmy Rossum) aceita prestar assistência a Kate numa tentativa desesperada de emprego. Com a junção de seus problemas, ambas passam a se apoiar em algo que se torna um laço não convencional.