Conheça os diferentes tipos de dor de cabeça e saiba como evita-los | Araujo e Fazzito

02 de abr de 2019

Conheça os diferentes tipos de dor de cabeça e saiba como evita-los

As dores de cabeça têm duas causas principais: tensão acumulada nos músculos ao redor da cabeça e alterações químicas no cérebro, que se decodificam na forma de dor. As dores causadas por essas mudanças também são conhecidas como cefaleia, e têm como característica a intensidade. Apesar dessas duas causas principais, os tipos de dores são diversos. Conheça as diferenças:

Tensional
É o tipo mais comum e pode durar de 30 minutos a várias horas. Essa dor é constante nos dois lados da cabeça e pode surgir por conta do estresse, desidratação, insônia, alimentação inadequada e até má postura. Procure melhorar seus hábitos de vida, caso esteja sofrendo esse tipo de desconforto.

Em “salvas”
É o tipo mais agressivo de cefaleia, causando dores muito intensas em ataques agrupados que podem durar até três meses. Essa dor costuma surgir em determinada época do ano, tendo períodos de remissão em que as crises desaparecem. Pacientes com esse tipo de dor devem consultar um médico para tratamentos específicos, pois medicamentos como ibuprofeno e paracetamol não costumam resolver.

Enxaqueca
A enxaqueca pode ser intensa a ponto de interferir na rotina diária do paciente. O desconforto pode vir acompanhado de náuseas, vômito, sensibilidade à luz e ao barulho. A duração da enxaqueca é de algumas horas, mas existem casos em que se prolonga por vários dias. Nos casos de dor persistente, o ideal é procurar um médico.

Hormonal
Essa dor acomete mulheres em períodos de alteração dos níveis hormonais, como no ciclo menstrual, gestação ou menopausa. Para controlar a dor, o ideal é atentar-se aos níveis de estresse, manter um padrão regular de sono e alimentar-se de forma saudável.

Farmacológico
Esse tipo de dor surge a partir de efeitos de alguma medicação ou uso excessivo de analgésicos. O desconforto tende a desaparecer depois de algumas semanas sem o medicamento.

Fonte: G1 Notícias

Notícias relacionadas

09 de maio de 2019
Só no Brasil são contabilizados cerca de 60 milhões de casos de dor crônica, e muitos desses pacientes não respondem de forma positiva às terapias convencionais feitas com medicamentos e reabilitação. Pensando nisso, pesquisadores estudam novas abordagens terapêuticas como a estimulação e...
12 de jul de 2018
Recentemente, falamos sobre os diferentes tipos de dor de cabeça e quais são as principais causas de cada uma delas. Entretanto, 90% dos casos estão relacionados com tensão e enxaqueca, sendo o público feminino o que mais sofre com esse problema. A chamada Cefaleia Tensional é mais comum em pe...
19 de jun de 2018
Dores de cabeça são incômodos que podem afetar diferentes regiões da cabeça e do rosto, como têmporas, olhos, nuca ou toda a região do crânio. Além disso, as origens dessas dores são diversas. Podendo apresentar causas simples, como nível elevado de estresse, ou causas mais complexas, com...