Biomarcador é uma característica do organismo ligada a algum desvio e que pode ser medida, e recentemente um estudo descobriu um novo biomarcador para a depressão, o que pode influenciar no desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico e tratamento para a doença. A expectativa é que em alguns anos seja possível realizar um teste e diagnosticar a depressão por um exame de sangue.

Conhecido como acetil-L-carnitina (LAC), essa é uma substância importante para o sistema nervoso e está ligada ao humor. Cientistas observaram que pacientes com depressão apresentaram níveis bastante baixos do biomarcador, e em pessoas com histórico de distúrbio resistente ao tratamento apresentaram níveis ainda menores.

Os especialistas apontaram evidências que sugerem a possibilidade de um subtipo de depressão, que poderia ser detectado por meio dos níveis da substância. Essa, porém, seria uma divisão mais severa, na qual a depressão se manifesta mais cedo na vida do paciente e tem entre suas causas os traumas de infância, além da resistência à medicação.

Publicada pela revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, a pesquisa aponta os baixos níveis da LAC como alvos biológicos no tratamento da depressão. Apesar de outros estudos apontarem os tratamentos com LAC como efetivos, esses focaram em grupos pequenos de idosos com distimia ou fibromialgia. Agora é necessário identificar novos biomarcadores usados em combinação para delimitar subtipos mais específicos de depressão.

Fonte: Portal Terra