Essa segunda-feira, dia 26 de março, é marcada pela campanha de conscientização sobre a Epilepsia, podendo ser chamada também de Purple Day (Dia Roxo). A Clínica Araújo e Fazzito, em São Paulo, não poderia deixar essa data passar em branco levando em consideração seus muitos pacientes diagnosticados e, por isso, carrega o dever de trazer à tona informações básicas e de grande importância acerca dessa doença.

Em pleno século XXI a Epilepsia ainda gera bastante preconceito na sociedade. Daí a necessidade de comentar sobre esse tema com toda a população e os grupos nas quais ela se insere! As crises epilépticas, dentre elas a convulsão, ocorrem a partir de descargas excessivas do cérebro e são consideradas sinais ou sintomas característicos da doença.

Pelo menos metade das pessoas com tumores cerebrais são vítimas também da epilepsia. Entretanto, enquanto os indivíduos com mais de 50 anos têm crises epilépticas menos frequentes, as crianças e jovens adultos sofrem com crises constantes. Em contrapartida, na maioria das vezes os mais velhos são diagnosticados com tumores malignos, enquanto os mais jovens têm maior índice de diagnóstico de tumores benignos.

Os tumores, porém, sejam eles malignos ou benignos, não são a única causa da epilepsia. Fatores como genética, acidente vascular cerebral (AVC), infecções, lesões cerebrais e febre também podem ser responsáveis por desencadear as crises, que quando generalizadas podem gerar perda da consciência e fortes crises de convulsões.

É importante que familiares e pessoas próximas ao paciente saibam como lidar com os períodos de crise. As indicações principais são as seguintes: afastar objetos que possam machucar e inclinar a cabeça do indivíduo para o lado até que a crise passe. Caso se estenda por mais de cinco minutos, o indicado é levar o paciente até o hospital mais próximo.

Fonte: Portal G1