Um estudo apresentando na 3rd European Stroke Organisation Conference (ESOC) 2017 mostrou que homens divorciados têm maior risco de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) do que aqueles casados, viúvos, solteiros ou não divorciados.

Pesquisas anteriores chegaram a apontar que o casamento pode estar associado à diminuição do risco de AVCs e outros eventos clínicos, mas neles não foram destacadas as diferenças entre esse risco e outros estados civis.

Segundo o médico dinamarquês, Dr. Tom Skyhøj Olsen, as mudanças das condições de vida associadas ao divórcio estão ligadas a esse aumento de risco que, segundo o estudo, parece atingir mais os homens que as mulheres.

A resposta é simples: o divórcio costuma estar relacionado a problemas como mudança de ambiente e estresse econômico e emocional, que podem levar ao consumo de tabaco e bebida alcoólica, enquanto a vida de casado dispõe de hábitos mais saudáveis.

Sobre esse fator atingir mais os homens, o estudo mostra que as mulheres têm maior capacidade para se adaptar às mudanças consequentes de um divórcio, além de serem capazes de lidar melhor com esse tipo de situação.

Para o estudo foram analisados dados do sistema de registro civil dinamarquês sobre idade, sexo, estado civil, nível de escolaridade e renda disponível, além de informações sobre pacientes diagnosticados com esse problema.

Fonte: Medscape