Muito se fala sobre os diversos benefícios da prática de Yoga para a saúde física e mental, dentre elas a melhora do sono, a flexibilidade do corpo e prevenção de problemas respiratórios. Agora a ciência aponta que a prática é benéfica também para idosos, reduzindo de forma significante os riscos de desenvolver a demência, principalmente o mal de Alzheimer, que afeta a memória de 2 milhões de brasileiros por ano.

Em estudo publicado na revista Frontiers in Neuroscience por professores da Universidade de São Paulo (USP), a prática do Yoga auxilia na preservação da memória operacional, que é responsável por processar informações temporárias do dia a dia como, por exemplo, onde colocamos a chave do carro. Farah explica também que o Yoga está associado ao relaxamento e interiorização, auxiliando também na prevenção do estresse e a depressão.

O material publicado aponta que há diferença na espessura do córtex pré-frontal esquerdo entre mulheres acima de 60 anos que praticam Yoga, e aquelas da mesma idade que praticam outras atividades físicas. As participantes que praticavam yoga há pelo menos oito anos, com frequências de duas horas semanais, tinham essa região do cérebro mais espessa, diminuindo os riscos de desenvolver demências como o Alzheimer.

Fonte: Jornal da USP