Um estudo publicado pela Neurology, a revista médica da Academia Americana de Neurologia, apontou que pessoas mais velhas que sofrem com pressão arterial alta podem apresentar mais sintomas de doenças neurológicas, especificamente lesões cerebrais. O mesmo estudo encontrou também uma ligação entre a pressão arterial alta e a maior quantidade de marcadores da doença de Alzheimer.

Os responsáveis decidiram analisar o impacto da pressão arterial no cérebro, já que ela passa por alterações conforme o envelhecimento e o surgimento de doenças. Conforme os resultados, a pressão arterial na terceira idade foi associada aos sinais de envelhecimento cerebral, incluindo placas e emaranhados ligados ao mal de Alzheimer, além de lesões cerebrais.

Para compor o estudo foram analisados mais de mil idosos pelo tempo médio de oito anos, até que vieram a óbito. A pressão arterial desses pacientes foi documentada anualmente durante esse tempo, e no momento de sua morte foram realizadas autópsias cerebrais. A idade média de óbito desses pacientes foi de 89 anos.

Dos 1.288 idosos que participaram do estudo, dois terços tinham histórico de pressão alta e 87% estavam tomando medicação para controlar o problema. Além disso, 48% dos participantes apresentaram uma ou mais lesões de infarto cerebral, caracterizados por áreas do tecido morto causadas por um bloqueio no suprimento sanguíneo.

Fonte: Portal G1