Um novo estudo publicado pelo periódico JAMA Psychiatry identificou um mecanismo neural que associa o sono de baixa qualidade à depressão. Essa pode ser a explicação para o mal estar potencializado pela falta de descanso e energia nos indivíduos diagnosticados com a doença. Segundo o material, o córtex dorsolateral pré-frontal, responsável por memórias de curto prazo, o precuneus, associado à auto imagem, e o córtex orbitofrontal lateral, fonte de emoções negativas, são regiões do cérebro afetadas de forma negativa pela insônia.

Para a conclusão do estudo foram analisados quase 10 mil pacientes diagnosticados com depressão. Dessa forma os pesquisadores descobriram que essas áreas cerebrais estavam altamente estimuladas em pessoas que tinham padrões de sono inconstantes. Outra explicação presente no conteúdo publicado, é que as alterações nessas regiões cerebrais podem ser causadas por emoções negativas, e por isso a depressão vem quase sempre acompanhada de distúrbios do sono.

O mais curioso é como uma condição “atrai” a outra. Uma vez que a depressão gera a insônia, a pessoa com má qualidade do sono têm mais chances de desenvolver a ansiedade. Um dos responsáveis pelo estudo, Jianfeng Feng, da Universidade de Warwick no Reino Unido, afirma que os medicamentos agem em áreas específicas que são responsáveis pelos sintomas da depressão. Entretanto, o objetivo agora é desenvolver tratamentos com foco no córtex orbitofrontal lateral, já que este é responsável pela sensação de tristeza.

Fonte: Portal Terra