Conhecida como ELA, a Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença do sistema nervoso capaz de enfraquecer os músculos e afetar as funções físicas do corpo. Em Maio de 2017 a Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos aprovou o Edaravone para tratamento da ELA.

O Edaravone é fruto de um consorcio de pesquisadores japoneses, atualmente comercializado pelo laboratório Mitsubishi Pharma com o nome de Radicava, e que inicialmente era usado como um poderoso antioxidante no tratamento da sequela de AVC isquêmico. Este medicamento foi aprovado em 2015 para uso como tratamento da ELA no Japão e Coreia do Sul.

O Edaravone alivia os efeitos do estresse oxidativo, um fator provável para o surgimento e progressão da ELA, também chamada de doença de Lou Gehrig, e é comum o aumento importante nos biomarcadores de estresse oxidativo nestes pacientes. A doença é o resultado de um desiquilíbrio entre a produção de radicais livres e a capacidade do corpo de combater ou desintoxicar os efeitos nocivos. Em São Paulo, a clínica Araújo e Fazzito está na lista para importar o medicamento para o Brasil.

Fonte: Movela