Caracterizada pelo acúmulo de líquido no cérebro, a Hidrocefalia de Pressão Normal (HPN) é uma patologia que provoca sintomas muito semelhantes aos de doenças como Alzheimer e Parkinson, dentre eles a dificuldade em caminhar e se movimentar, confusão mental e perda de memória. A doença também é conhecida como Hidrocefalia do Idoso, pois atinge apenas pessoas com idade superior a 65 anos. Apesar de ainda pouco conhecida, a HPN registra cerca de 120 mil casos só no Brasil.

A principal diferença entre a HPN e outras doenças neurodegenerativas com as quais é confundida é que a hidrocefalia pode ser completamente revertida com a implantação de uma válvula no cérebro. Essa válvula é capaz de drenar o líquido em excesso auxiliando o paciente na recuperação de todas as funcionalidades, muitas vezes logo após a cirurgia. Dados científicos apontam que 75% dos pacientes submetidos à operação apresentam melhora significativa em até um ano.

O maior problema com relação à recuperação de pacientes com HPN é a demora do diagnóstico. Por se confundir com demais patologias, é comum que os pacientes levem anos até serem diagnosticados corretamente. Em sua fase inicial a patologia apresenta uma marcha típica do parkinsoniano, por exemplo. Geralmente os indivíduos chegam aos neurocirurgiões após um período de dois a três anos sofrendo com os sintomas.

Fonte: UOL Notícias