Considerando que o funcionamento do cérebro é bastante semelhante ao de um músculo, especialistas defendem há tempos a importância de manter o órgão ativo para fortalecê-lo e manter as funções de cognição e memória. Uma pessoa idosa que não realiza atividades cerebrais com frequência e que passa o dia em frente à televisão, por exemplo, tem um declínio cognitivo cada vez mais rápido e de maior impacto, criando um ambiente propício para o surgimento de doenças relacionadas à demência.

Os jogos de exercício cerebral são importantes aliados no combate a esse tipo de doença, pois auxilia na manutenção de um cérebro ativo. O NeuroRacer, por exemplo, é um jogo descoberto por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que exige aos jogadores atenção para dirigir os carros ao longo de uma estrada, fazendo com que esses indivíduos estejam atentos aos sinais de trânsito e aos comandos exigidos pela ferramenta.

Esses mesmos pesquisadores analisaram idosos que participaram do jogo e notaram uma melhora significativa, tanto no desempenho cerebral quanto nas atividades mentais como memória e atenção. Estudos anteriores com essa mesma temática defendem que determinados jogos são capazes de reverter o declínio mental que ocorre conforme o avanço da idade.

Outros jogos bastante interessantes para os idosos são os de computador. Os de cassino, por exemplo, exigem cálculos de probabilidades e estratégias, ao mesmo tempo em que promovem interações sociais. Essas interações são possíveis também em jogos de tabuleiro, já que é necessário um grupo de pessoas para jogar. Jogos de tabuleiro também exercitam o cérebro, pois exigem tomadas rápidas de decisões.

Fonte: O Tempo