Um grupo de investigadores da Fundação Champalimaud conseguiu, pela primeira vez, mapear a transmissão da atividade neural entre áreas cerebrais afastadas, concluindo que o cérebro processa a informação visual de forma diferente do que se pensava.

 

Publicada na revista Nature Neuroscience, a pesquisa revelou que a rede de ligações neurais do cérebro é mais complexa do que se pensava. Graças a uma nova técnica de estimulação neural, com recurso a feixes de laser, os autores conseguiram registar, no cérebro de ratos, a atividade de axónios individuais entre uma área do cérebro chamada tálamo e a parte do córtex visual que recebe, através do tálamo, a informação visual que chega à retina do olho.

 

O córtex visual possui uma estrutura em camadas. Uma dessas camadas, designada L4, é o ponto de entrada no córtex da maioria dos estímulos visuais. Após os “inputs visuais” serem enviados do tálamo para L4, onde começam a serem processados, os sinais resultantes são transmitidos de L4 para outra camada, L2/3, onde o processamento prossegue.

 

O que até agora se pensava é que o processamento visual seria um fenômeno em série, sucessivamente realizado por diversas camadas do córtex visual, mas o novo estudo mostra que não é isso que acontece. O que os investigadores descobriram é que, quando um neurônio de L4 está ligado a um neurónio de L2/3, se um axónio proveniente do tálamo estiver ligado ao neurónio de L4, esse axónio bifurca e liga-se também, diretamente, ao neurónio de L2/3.

 

A existência destas ligações que “saltam uma camada” faz com que L2/3 receba não apenas o sinal visual processado em L4, como também os sinais provenientes do tálamo.

 

Este tipo de estrutura em camadas e ligações já havia sido estudado em redes neurais artificiais. Os investigadores acreditam que esse é o tipo de estrutura em que funciona o córtex visual e provavelmente no processamento que o cérebro faz de outros tipos de inputs sensoriais, que não apenas do tipo visual.

 

Fonte:       DN Sociedade