A neuralgia do trigêmeo, também conhecido como tique doloroso, às vezes é descrito como a dor mais excruciante conhecida pela humanidade. A dor geralmente envolve a parte inferior do rosto e da mandíbula, embora às vezes afete a área ao redor do nariz e acima do olho. Esta dor intensa semelhante ao choque é causada pela irritação do nervo trigêmeo, que envia ramos para a testa, bochecha e mandíbula. É geralmente limitado a um lado da face.

Embora neuralgia do trigêmeo não possa sempre ser curada, existem tratamentos disponíveis para aliviar a dor debilitante. Normalmente, os medicamentos anticonvulsivantes são a primeira escolha de tratamento.

A cirurgia pode ser uma opção eficaz para quem não responder à medicação ou para aqueles que sofrem efeitos colaterais graves dos medicamentos. A cirurgia consiste de um agulhamento do nervo através da bochecha, com o uso de um balão ou de um aparelho de emissão de ondas (radiofrequência), com o objetivo de causar uma lesão compressiva ou térmica, respectivamente, sobre o nervo e assim melhorar a dor.

O nervo trigêmeo

O nervo trigêmeo é o quinto nervo dos 12 pares de nervos cranianos na cabeça. É o nervo responsável por fornecer a sensação tátil e dolorosa para o rosto. Um nervo trigêmeo corre para o lado direito da cabeça, enquanto o outro corre para a esquerda. Cada um destes nervos tem três ramos distintos, um ramo oftálmico (V1), um ramo maxilar (V2) e um ramo mandibular (V3). Após o nervo trigêmeo deixar o cérebro e transitar dentro do crânio, ele se divide em três ramos menores, controlando sensações ao longo o rosto:

Ramo oftálmico – Sensação  ao redor do olho, pálpebra superior e testa.

Ramo maxilar – Sensação abaixo do olho, na pálpebra inferior, bochecha, narina, lábio superior e gengiva superior.

Ramo mandibular – Sensação no queixo, lábio inferior, gengiva inferior e alguns dos músculos usados ​​para mastigar.

Causas

A dor associada com a neuralgia do trigêmeo representa uma irritação do nervo. A causa da dor é geralmente devido ao contato entre uma artéria ou veia saudável e o nervo do trigêmeo na base do cérebro. Esta pulsação da artéria exerce pressão sobre o nervo, justo a sua emergência do cérebro e faz com que o nervo dispare impulsos elétricos.

Outras causas de neuralgia do trigêmeo incluem a pressão de um tumor no nervo ou a esclerose múltipla, o que danifica as bainhas de mielina do nervo (o encapamento do nervo). O desenvolvimento de neuralgia do trigêmeo em um jovem adulto sugere a possibilidade de esclerose múltipla.

Sintomas

A maioria dos pacientes relata que a dor começa de forma espontânea e aparentemente do nada. Outros pacientes dizem que a dor acontece posteriormente a um acidente de carro ou um golpe no rosto.

A dor muitas vezes acontece ao longo do maxilar superior ou inferior, de modo que muitos pacientes assumem que eles têm um abcesso dentário. Alguns pacientes veem seus dentistas e realmente tem um canal radicular inflamado, e são submetidos a tratamento de canal dentário, o que inevitavelmente traz nenhum alívio. Entretanto, quando a dor persiste, os pacientes percebem que o problema não é relacionado aos dentes.

A dor da neuralgia do trigêmeo é definida como clássica ou atípica. Com a dor clássica, há períodos definidos de remissão. A dor é intensamente afiada, latejante e tipo em choque, e, geralmente desencadeada por tocar uma área da pele ou por atividades específicas.

A dor atípica muitas vezes está presente como uma sensação constante, sendo caracterizada como uma queimadura que afeta uma área mais ampla do rosto. Com a neuralgia do trigêmeo atípica, pode não haver um período de remissão, e os sintomas são geralmente mais difíceis de tratar.

Esta neuralgia tende a ocorrer em ciclos. Os pacientes muitas vezes sofrem longos períodos de frequentes ataques seguidos por semanas, meses ou mesmo anos de pouca ou nenhuma dor. O padrão usual, no entanto, é que os ataques se intensifiquem ao longo do tempo com períodos mais curtos sem dor. Alguns pacientes sofrem menos de um ataque por dia, enquanto outros experimentam uma dúzia ou mais a cada hora. A dor geralmente começa com uma sensação de choques elétricos que culmina em uma dor aguda insuportável dentro de menos de 20 segundos. A dor muitas vezes deixa os pacientes com espasmos faciais incontroláveis, razão pela qual a doença é também conhecida como “tique doloroso”.

Ataques de neuralgia do trigêmeo podem ser desencadeados pelos seguintes motivos:

  • Tocar a pele levemente
  • Lavar-se
  • Barbear-se
  • Escovar os dentes
  • Assuar o nariz
  • Ingestão de bebidas quentes ou frias
  • Encontro com uma leve brisa
  • Sorrir ou falar

Os sintomas de vários distúrbios dolorosos são semelhantes aos da neuralgia do trigêmeo, por isso é importante haver um diagnóstico. Algumas vezes para se confirmar o diagnóstico, além de um exame neurológico detalhado, o seu médico neurologista solicita um exame chamado de “termografia cutânea por infravermelho” que demonstra a alteração térmica da região inervada pelo trigêmeo.

Fonte: AANS