O neurocirurgião e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Guilherme Lepski, está à frente da Coordenação do Curso de Especialização em Neuro-Oncologia, em parceria com a Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (EEP-HC-FMUSP), que tem o objetivo de auxiliar no avanço de pesquisas e desenvolvimento de inovações para o tratamento de tumores cerebrais.

 

A neuro-oncologia não é exatamente uma especialidade médica, mas é considerada pelo Ministério da Saúde uma área de atuação da medicina com crescente campo de atuação. O desenvolvimento de pesquisas e inovações nesse campo surgiu a partir da necessidade de tratamentos cada vez mais personalizados, por conta da gravidade nos casos de tumores do sistema nervoso central.

 

O professor afirma que é possível conseguir melhores resultados a partir das terapias individualizadas. Dessa forma, o tumor é analisado pela equipe médica, que define qual a fase de evolução e por quais vias o tumor se alimenta, para então realizar testes em laboratório. No fim dos testes, o tratamento poderá ser oferecido ao paciente compatível com o estágio e o perfil biomolecular do tumor.

 

Em números, os tumores malignos do sistema nervoso central representam 2% dos cânceres em adultos. Por ano, são realizadas cerca de mil cirurgias de tumores malignos e benignos do crânio no HC-FMUSP, e cerca de três mil consultas ambulatoriais de pacientes que sofrem do problema.

 

Fonte: Terra