Durante o 7º Encontro Conjunto do Comitê Europeu para o Tratamento e Pesquisa em Esclerose Múltipla (ECTRIMS), que ocorreu em Paris no último mês de outubro e contou com a participação da Dra. Mirella Fazzito, foram discutidas diferentes abordagens para possibilitar que pacientes com Esclerose Múltipla (EM) possam monitorar a doença por meio de algoritmos online.

Na sessão Hot Topic, que ocorreu no mês de outubro, um professor de neurologia da Barts e da London School of Medicine do Reino Unido apresentou um site de sua autoria no qual os pacientes podem se submeter a testes e questionários capazes de monitorar diversos sintomas da EM. Uma abordagem semelhante foi desenvolvida por Jay Alberts nos EUA.

O objetivo principal desses algoritmos é permitir que os pacientes assumam um papel pró-ativo na própria doença. Ao invés de apenas preencher formulários e seguir uma abordagem unilateral, especialistas defendem que é necessário fornecer um feedback a esses pacientes e capacitá-los para que tomem decisões referentes a seus tratamentos.

Fonte: Medscape