Dores de cabeça são incômodos que podem afetar diferentes regiões da cabeça e do rosto, como têmporas, olhos, nuca ou toda a região do crânio. Além disso, as origens dessas dores são diversas. Podendo apresentar causas simples, como nível elevado de estresse, ou causas mais complexas, como a enxaqueca grave. Para saber a diferença entre elas, um grupo de especialistas explicou tanto as regiões quanto as características que apontam para cada tipo de dor. Veja abaixo:

Dor nas têmporas

Um dos principais sintomas da enxaqueca são as pontadas ou o latejar na região das têmporas. Somado a este desconforto, a sensibilidade à luz e a volumes altos, enjoos e vômitos também são fortes indicadores de um quadro de enxaqueca. Geralmente essas dores atingem apenas uma têmpora por vez, podendo também intercalar entre um lado e outro.

No momento da dor, é indicado que o paciente permaneça deitado e de olhos fechados até que o incômodo desapareça. É importante procurar por um médico neurologista para avaliar o nível da enxaqueca e indicar o melhor tratamento.

Dor na testa

Geralmente essa dor é causada pelo consumo excessivo de álcool ou bebidas que contém cafeína, como chá preto, chimarrão e café. Entretanto, situações recorrentes de estresse também podem desencadear esse tipo de desconforto. Essa dor é conhecida como uma variação da cefaleia tensional, ou seja, uma dor de cabeça causada por tensão psicológica, podendo gerar também dores musculares.

Para pacientes que sofrem com esse tipo de desconforto, o indicado no momento da dor é evitar o consumo da cafeína e diminuir o ritmo de trabalho e estudos. Além disso, é importante consultar um médico para que ele indique o melhor analgésico para o seu quadro.

Dor atrás dos olhos

Outra variação da cefaleia tensional, nesse caso a dor pode ter origem nas situações recorrentes de estresse ou também na sinusite, nesse último caso a dor surge acompanhada de tosses e secreção de nariz e garganta.

Ao sentir esse desconforto, o indicado é procurar um médico para confirmar se é um quadro de sinusite para iniciar o tratamento adequado. Caso não seja essa a causa, evite as situações de estresse e peça a indicação de um analgésico para o seu médico.

Dor na nuca

As dores na região posterior da cabeça também afetam os músculos do pescoço, deixando-os mais enrijecidos. Essa também é uma variação da cefaleia tensional causada por níveis elevados de estresse e ansiedade, bem como um quadro de hipertensão ou aumento da pressão arterial. A meningite costuma estar associada a este tipo de dor, mas é importante saber que esse só é um indicador da doença quando vem acompanhada de vômito, dor muito forte e latejante, febre e mal-estar elevado.

Em caso de hipertensão, o paciente deve seguir as indicações de seu médico para controlar o quadro. Caso a pressão esteja normal, faça o possível para evitar altos níveis de estresse e tome o analgésico indicado pelo seu médico. Pacientes que desconfiem de um quadro de meningite devem ir ao pronto-socorro mais próximo.

Fonte: Portal M de Mulher