Uma pesquisa canadense revelou que a caminhada ou a prática de qualquer outro exercício aeróbico por três horas semanais pode diminuir as chances de desenvolver doenças relacionadas à demência. Participaram da pesquisa 38 adultos com comprometimento cognitivo vascular (CCV), uma espécie de conceito que envolve demências e todas as formas e níveis de gravidade de comprometimento cognitivo causados por acidentes vasculares encefálicos (AVE) ou acidentes vasculares cerebrais (AVC). O CCV é a segunda maior causa de demência no mundo, ficando atrás apenas do Alzheimer.

A equipe canadense do British Journal of Sports apontou que, em seis meses, houve melhora na função cerebral dos pacientes que faziam algumas caminhadas rápidas durante a semana (cerca de 25 minutos), completando assim três horas semanais. Os testes avaliaram apenas pessoas com disfunções cerebrais, entretanto, os resultados do estudo apontaram que a prática de exercícios pode de diminuir o risco de desenvolver comprometimento cognitivo vascular.

Exercícios aeróbicos beneficiam não apenas a saúde cardiovascular, mas também a cerebrovascular. Isso porque o cérebro é altamente metabólico e é necessário um bom fluxo de sangue circulando para fornecer nutrientes e oxigênio necessários para seu tecido. Além de todos esses benefícios, a prática de exercícios físicos reduz também o risco de desenvolver condições crônicas, como pressão e colesterol alto e diabetes tipo 2.

Fonte: IG Saúde