A primeira coisa que se pensa quando falamos sobre os benefícios da amamentação é o valor nutricional do leite materno para os bebês. Entretanto, existem também outras inúmeras vantagens às mulheres lactantes, dentre elas a menor chance de ter um derrame, segundo estudo realizado com mulheres após a menopausa e que amamentaram.

Publicada no Jornal da Associação do Coração, a pesquisa analisou dados de mais de 80 mil mulheres que tiveram filhos e estavam na menopausa. Destas, 3.4% sofreram um Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como derrame cerebral. Os dados apontaram que, comparado com as mulheres que nunca haviam amamentado, essas tinham um risco 23% menor de ter um AVC.

Derrames podem ocorrer em um processo de várias horas, apresentando piora progressiva do paciente, ou também de forma repentina. Os coágulos sanguíneos que causam o derrame podem ser dissolvidos ou desintegrados, para que o sangue volte a circular pelo cérebro. Por isso, o socorro imediato pode significar a diferença entre um dano leve e uma incapacidade maior.

Dentre os principais sintomas do derrame estão dormência repentina, debilidade, paralisia do rosto, braço ou perna (normalmente em um lado do corpo), dificuldade repentina para falar ou entender uma conversa, visão subitamente embaçada, dupla ou debilitada, vertigem, perda repentina de equilíbrio ou de coordenação, dor facial, dor entre os olhos, vômito e consciência alterada.

Fonte: Portal Terra