Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) divulgaram um estudo que foi publicado pela Cells Reports no qual mostram ser possível quebrar os bloqueios genéticos do cérebro, responsáveis por “desligar” os genes da memória.
A perda de memória ocorre quando a enzima HCAC2 comprime os genes cerebrais da memória até que percam a capacidade de retê-las, provocando o esquecimento de antigos aprendizados. O material em questão indica uma abordagem diferente para criar novas terapias.

No estudo, a utilização de luzes de LED permitiu bloquear a ação da enzima HCAC2 sem comprometer outras enzimas. A partir dessa resposta, entende-se como possível a reversão da perda de memória em pacientes com Alzheimer e outras doenças que afetam a memória.

Testes anteriores chegaram a reverter a perda de memória por meio de moléculas químicas, mas não conseguiram evirar efeitos secundários tóxicos. Esse novo método foi testado em roedores, mas a responsável química afirma que pode ser eficaz em seres humanos.

Fonte: Saúde Online