Um estudo publicado pela revista JAMA Psychiatry, afirma que os treinos de força e resistência com levantamento de peso, auxiliam não apenas na manutenção da saúde do corpo, mas também são grandes aliados no combate à depressão. Segundo o artigo, os sintomas da doença são significativamente reduzidos conforme a prática desse tipo de exercício. Doenças crônicas e cardiovasculares também são prevenidas com treinos físicos.

Os autores do estudo analisaram 33 ensaios clínicos para avaliar os efeitos do treino de resistência em pessoas com sintomas de depressão. Foi identificado que questões relacionadas à doença, como mau humor, perda de interesse em participar de atividades variadas e sentimentos de inutilidade foram diminuindo conforme a prática dos exercícios.

A frequência e rotina de treinamentos também foram estudadas. Os pesquisadores identificaram que rotinas supervisionadas de até 45 minutos são bastante eficazes. O ideal, segundo o Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACMS), é que os treinos sejam realizados pelo menos dois dias da semana contendo de oito a dez tipos de fortalecimento, com repetição de oito a doze vezes cada.

Em outra matéria publicada pela revista Time Health, os pesquisadores apontaram que o resultado do treinamento de força foi equivalente ao alcançado pelos tratamentos tradicionais utilizados contra a depressão, dentre eles a terapia comportamental e os antidepressivos. Além disso, um estudo anterior publicado pelo British Journal of Sports Medicine, explicou que a prática de exercícios físicos aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro, causando alterações positivas na estrutura e na função cerebral.

Fonte: Veja