Está cada vez mais comum ouvir relatos e reclamações de famílias que não sabem como lidar com o tempo que as crianças e adolescentes passam olhando para a tela do celular, tablet e outros dispositivos para trocar mensagens, jogar e publicar nas diversas redes sociais disponíveis.

Enquanto muitos se perguntam quanto tempo na internet é o saudável para seus filhos(as), cientistas descobriram que o problema não está no tempo, mas na forma como esses dispositivos são utilizados, podendo ser a causa principal de problemas emocionais e até sociais.

Segundo Sarah Domoff, autora principal do mais recente estudo sobre o tema, os pesquisadores em geral estão acostumados a definir a quantidade de tempo na tela como o fator mais importante para determinar o que é saudável ou não, quando na realidade o importante é o quanto a utilização da tela pode afetar a vida desses jovens em outros setores.

O problema passa a existir no momento em que essas crianças e adolescentes já não conseguem realizar suas atividades cotidianas por estarem conectados, ou quando essa é a única atividade que os faz sentir prazer. Outro indicio de problema ocorre quando o conflito com a família torna-se frequente por conta desse vicio tecnológico.

“As crianças que usam a mídia de maneiras não saudáveis ​​têm problemas com relacionamentos, conduta e outros sintomas emocionais”, afirma Domoff. O mesmo estudo tem desenvolvido nos Estados Unidos um dispositivo que será capaz de medir o vício em mídia de tela nas crianças entre 4 e 11 anos de idade.

Fonte: EurekAlert!