A síndrome de medula amarrada é um distúrbio neurológico causado por tecidos anexos que limitam o movimento da medula espinhal no interior da coluna vertebral. Esses anexos podem causar um alongamento anormal da medula espinhal. A síndrome está intimamente associada com espinha bífida. Estima-se que 20% a 50% das crianças com defeitos de espinha bífida reparados logo após o nascimento necessitarão de cirurgia em algum ponto ao untether a medula espinhal.

A ponta inferior da medula espinhal está normalmente localizada em frente do disco, entre a primeira e segunda vértebras lombares, na parte superior da parte inferior das costas. Em pessoas com espinha bífida (mielomeningocelo), a medula espinhal não se separa da parte de trás da pele durante o desenvolvimento, impedindo-o de se dar normalmente, de modo que a medula espinhal é de baixa altitude ou amarrados. Em pacientes com lipomielomeningocele, a medula espinhal terá gordura na ponta, podendo ligar-se à gordura que se sobrepõe ao saco tecal.

Apesar de a pele estar separada e fechada no momento do nascimento, a medula espinhal permanece no mesmo local após o fecho. Como a criança continua a crescer, a medula espinhal pode tornar-se estirada, causando danos e interferindo no fornecimento de sangue para o seu interior.

Além da mielomeningocele e lipomielomeningocele, existem outras causas de medula presa que variam em gravidade de sintomas e tratamento:

 

  • Trato do seio dérmico (deformidade congênita rara)
  • Diastematomyelia (split medula espinhal)
  • Lipoma (benigno, crescimento gordo)
  • Tumor
  • Engrossado / filamentos terminais apertados (um filamento delicado perto do cóccix)
  • História de trauma da coluna
  • História de cirurgia da coluna vertebral

 

Em crianças, os sintomas podem ser: lesão na região lombar, tumor gordo ou calombo profundo na parte inferior das costas, dor nas costas (agravada pela atividade e aliviada com repouso) e mudanças na força da perna, entre outros.

O diagnóstico pode ser feito se houver suspeita de um cordão amarrado e um ou mais testes podem ser necessários para confirmação. Para tal, são usados ressonância magnética, raio-X, tomografia computadorizada ou ultrassom.

 

Fonte: AANS