(11) 94467-7404

Unidade Perdizes

(11) 97485-7404

Unidade Cerqueira Cézar

Thiago Robles Juhas

Neurologista – CRM – 116.887

  • Formação em medicina pela Universidade de Taubaté (Unitau)
  • residência médica em neurologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo,
  • especialização em esclerose múltipla pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, 
  • fellowship em neurologia pelo Gesundheit Nordhessen Klinikum Kassel (Alemanha), 
  • fellowship em esclerose múltipla pela Universität Carl Gustav Carus (Dresden, Alemanha).
  • Título de especialista pela Academia Brasileira de Neurologia.
  • Médica pesquisadora do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
  • Diretora científica do Centro de Referência de Esclerose Múltipla e Doenças Relacionadas (CRER) do Hospital Sírio-Libanês
  • A Avaliação Neuropsicológica Infantil  refere-se à utilização de procedimentos da neurologia e da psicologia, como o próprio nome diz, aplicados à compreensão do modo como as crianças processam informações. Assim, a avaliação é usada para diagnóstico de casos de:
     
    • Agressividade;
    • Dificuldades de atenção;
    • Transtornos ou dificuldades na aprendizagem,hiperatividade e de humor;
    • Rebaixamento na autoestima;
    • Dificuldades na socialização;
    • Transtornos alimentares;
    • Dentre outros construtos.

    Na clínica Araújo e Fazzito, especialista em Neurologia e Neurocirurgia em São Paulo, o profissional especialista em Neuropsicologia Infantil é o Dr. Thiago Robles Juhas.

    O Dr. Thiago é Psicólogo e Neuropsicólogo da Divisão de Psicologia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (ICHCFMUSP).

    Thiago também é Especialista em Psicologia Hospitalar e Neuropsicologia e tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Psicologia Hospitalar, Avaliação Psicológica e Avaliação Neuropsicológica de crianças e adolescentes.

     

    Para agendar uma consulta, entre em contato com a clínica Araújo e Fazzito Neurocirurgião e Neurologistas Associados.

Sobre a Clínica

Araújo & Fazzito tem longa tradição no segmento de atendimento ao paciente neurológico, com profissionais gabaritados, com formação plena nacional e internacional. Contamos com colegas neurologistas, neurocirurgiões e neuropsicólogos para oferecer aos clientes atendimento abrangente e profissional. A qualidade, a tecnologia, a verdade, a confiabilidade, o cuidado, a transparência, a busca e a difusão do conhecimento são pilares formadores e mantenedores de nossa empresa.

 

Tratamentos

Enxaqueca

A dor de cabeça, também conhecida como cefaleia, é a dor mais frequente da humanidade. Existem mais de 150 tipos de cefaleia. Dentre as cefaleias primárias, quando a dor não é sintoma de nenhuma doença, a enxaqueca costuma ser a mais comum e mais incapacitante. Ela se caracteriza por uma dor geralmente unilateral, latejante, que dura de 2 à 72 h, associada a náuseas e sensibilidade à luz. Atualmente existem tratamentos modernos tanto para profilaxia (evitar que a dor aconteça) quanto para cessar as crises de dor. Evite tomar analgésicos por conta própria, pois isto pode piorar os sintomas a longo prazo. Sempre procure o seu neurologista.

Esclerose Múltipla

Trata-se de uma doença desmielinizante, autoimune, crônica, inflamatória e degenerativa que acomete o sistema nervoso central (SNC) O corpo acaba machucando os neurônios por agredir a bainha de mielina (capa protetora do neurônio). Se manifesta por sintomas neurológicos que variam de acordo com os locais onde ocorrem as lesões (cérebro e medula espinhal), sendo os mais frequentes: alteração visual, formigamentos, perda de força e tonturas. O tratamento consiste em impedir essa ação de destruição do sistema imune, através do uso de medicamentos, além de acompanhamento multidisciplinar e consultas regulares com seu neurologista.

Epilepsia

A epilepsia é a doença em que há perturbação na atividade elétrica das células nervosas do cérebro. Se manifesta com crises convulsivas, geralmente com abalos motores e perda de consciência. Ela pode ser decorrente de distúrbios genéticos ou por alguma lesão cerebral adquirida, como traumatismo craniano ou acidente vascular cerebral. Seu tratamento consiste no uso de medicamentos anticonvulsivantes e costuma ter excelentes resultados no controle das crises.

Parkinson

A Doença de Parkinson é uma doença do sistema nervoso central (SNC) que cursa com tremores no repouso, alteração na marcha, lentidão dos movimentos e rigidez muscular. Um dos sinais precoces da doença é a perda do balançar dos braços ao andar, e desequilíbrio ao fechar os olhos. Como a doença é decorrente da falta de Dopamina (um importante neurotransmissor do SNC) seu tratamento consiste em se fazer a reposição medicamentosa ou mesmo, em casos refratários, em se fazer um marcapasso cerebral para ativar a produção de Dopamina.

Insônia

A insônia é a dificuldade de se pegar no sono ou se manter uma boa qualidade de sono. Ela pode ser decorrente de quadros depressivos ou ansiosos. Nesta situação se observa uma latência entre deitar e se pegar no sono muito grande, muitas vezes de horas, e ainda um sono muito superficial e muito fragmentado, a pessoa acorda inúmeras vezes pela noite. Sua prevenção envolve a prática de atividades físicas regulares, a redução do uso de telas (evitar celulares ou tablets por pelo menos 2 h antes de dormir), e uma boa higiene do sono (evitar cochilos durante o dia e deitar apenas quando for dormir). Seu tratamento envolve o uso de medicamentos indutores do sono, que não causam dependência, na tentativa de se evitar ao máximo o uso de sedativos (tarjas-pretas), além de intervenções para melhoria da qualidade de vida.

Perda de memória

A perda da memória nem sempre indica um problema neurológico mais grave. Situações como estresse crônico, ansiedade ou depressão e má qualidade de sono impactam nossa memória. O manejo do estresse e a prática de atividade física regular costumam melhorar muito a memória. Nos casos de pessoas mais idosas, com comprometimento da memória recente é importante a avaliação e acompanhamento de um neurologista, para investigação e tratamentos adequados.

Notícias

Meningioma Tratamentos Cirúrgicos

Meningiomas Intracranianos:    A prevalência geral de meningiomas no Brasil é de 15-16% entre todos os tumores cerebrais e a avaliação de várias casuísticas indica

Leia mais »

Localização

Unidade Perdizes

Unidade Cerqueira César

Siga-nos nas Redes Sociais

Araújo e Fazzito © 2023 Todos direitos reservados

×

Selecione uma das nossas unidades para iniciar o agendamento.

× Agendar Consulta