Neste Dia Mundial de Combate ao AVC (acidente vascular cerebral), o Dr. Antônio Araújo, da clínica Araújo & Fazzito em São Paulo, traz mais informações a cerca dessa condição neurológica para conscientizar a população sobre a importância de prevenir esse problema.

Os fatores de risco para o Acidente Vascular Cerebral, segundo o neurocirurgião, incluem fatores ambientais, tais como hábitos de vida nocivos, muitas vezes evitáveis, assim como fatores genéticos e hereditários. Os hábitos de vida nocivos incluem o tabagismo, o sedentarismo, má alimentação (rica em sal ou rica em gorduras saturadas) e exposição ao estresse crônico.

“O estresse crônico associado aos transtornos de humor, tais como ansiedade ou depressão e a distúrbios do sono, levam ao aumento do estresse oxidativo cerebral e da atividade inflamatória glial. A partir desse fator, a neuroinflamação aumenta substancialmente as chances de um AVC isquêmico”, explica Araújo.

Por sua vez os fatores de risco para AVC de caráter hereditário incluem história de aneurisma cerebral, hipercolesterolemia familiar (colesterol alto na família) e hipertensão arterial. Aneurisma cerebral e hipertensão arterial são fatores de risco para o AVC hemorrágico, sendo que seu diagnóstico precoce e tratamento reduzem substancialmente este risco.