O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a doença que mais mata pessoas adultas no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. O problema é causado pelo entupimento de uma veia ou artéria dentro do cérebro, dificultando a passagem do sangue. Também conhecida como derrame cerebral, a doença é responsável pela morte de mais de 100 mil brasileiros por ano. Apesar do número de vítimas, 90% dos casos poderiam ser evitados se os pacientes se prevenissem dos fatores de risco.

A hipertensão é a condição mais associada ao derrame. É importante que o paciente a controle com rigoroso acompanhamento médico, bem como o diabetes e doenças do coração. Além disso, é importante manter hábitos de vida saudáveis, controlando também o colesterol. Evitar fumar e consumir bebidas alcoólicas em excesso também são métodos de prevenção contra um derrame cerebral.

Quando não socorrido rapidamente, um paciente com AVC pode apresentar sequelas graves e irreversíveis. Atente-se a sintomas como fraqueza em um só lado do corpo, boca torta, dificuldade para falar ou enxergar, tontura e formigamentos ou dor muito forte na cabeça. Ao menor sinal de um derrame, a emergência deve ser acionada imediatamente, pois a cada minuto, perde-se 1 milhão e 900 mil neurônios nos casos de AVC isquêmico.

A diferença entre o AVC isquêmico e o hemorrágico, é que no primeiro uma área do cérebro fica sem sangue por conta da obstrução de uma artéria. Já no hemorrágico ocorre o vazamento do sangue na região afetada. Em ambos os casos o paciente pode apresentar sequelas neurológicas e que afetam sua capacidade funcional. Muitos pacientes não conseguem recuperar a fala ou o movimento de um lado do corpo após sofrer um derrame.

Fonte: Jornal da USP