A influência do estresse nas dores crônicas

O estresse é uma resposta física do organismo a um estímulo de ameaça ou medo, é uma sensação intrinsecamente ruim, principalmente quando persistente, liberando alguns hormônios e substâncias químicas como adrenalina, cortisol e norepinefrina para preparar o corpo para a ação física.

A sensação de estresse permanente é prejudicial ao organismo, pois com a liberação constante de cortisol chegamos a um momento crônico onde a mente não consegue descansar e, por isso, surgem brechas para doenças crônicas, doenças autoimunes e aumenta o risco de transtornos mentais como a depressão.

Dores crônicas 

Uma pesquisa realizada em animais no Instituto de Biologia (IB) da Unicamp revelou que o estresse social pode ser uma das causas dos quadros depressivos e de dores crônicas, outros estudos, dessa vez feitos com humanos, também chegaram a esse resultado.

Os pacientes com fibromialgia, por exemplo, quando expostos a um excesso constante de adrenalina, que faz o corpo estar em estado de alerta constante, sentem um aumento exponencial nas cores, pois o corpo não consegue relaxar até mesmo durante o sono.

As dores lombares crônicas também são afetadas por essa liberação constante de hormônios, um estudo descobriu que os que a sentiam de maneira mais aguda tinham alto nível de cortisol no sangue.

 

Outros efeitos do estresse crônico

O estresse contante também afeta a imunidade do organismo de maneira geral, tornando a pessoa suscetível ao surgindo de doenças e infecções.

A pessoa pode ficar doente ou gripada frequentemente, um estudo de Oxford analisou 235 adultos e, entre os que experimentavam alto índices de estresse, 70% era mais passível a infecções respiratórias, sendo que tiveram quase 61% mais dias de sintomas do que o grupo de baixo estresse.

Problemas na pele também podem ser causados pela baixa imunidade gerada com a liberação das substâncias, um exemplo é a acne e alergias pelo corpo, que é chamada de alergia nervosa, pois é um tipo de dermatite proveniente de um episódio de estresse.

A Clínica Araújo & Fazzito oferece tratamento para a enfermidade e conta com corpo clínico gabaritado e reconhecido na área!

 

Conheça nossos serviços!

E nos siga nas redes sociais:

/Facebook

/Instagram