Popularmente conhecido como Derrame Cerebral, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) pode surgir de duas diferentes formas: isquêmico ou hemorrágico. O primeiro deles ocorre quando há obstrução de uma ou mais artérias do cérebro, e o hemorrágico é quando há sangramento cerebral causado pelo rompimento de uma artéria ou vaso sanguíneo.

Sendo uma das principais causas de morte e incapacidade, o AVC atinge cerca de 17 milhões de pessoas por ano em todo o mundo, dessas, 6 milhões são vítimas fatais. No Brasil o cenário também é assustador: a cada cinco minutos uma pessoa morre de AVC.

É importante levar em conta, porém, que outro dado estatístico tem sido bastante comentado sobre os brasileiros: cerca de 85% da população sofre com estresse, tornando o Brasil o segundo País do mundo com maior índice de pessoas estressadas. O problema principal é que essa condição tem relação com diferentes doenças, dentre elas o AVC, o infarto e até câncer.

Dentre os fatores de risco do AVC estão a genética (histórico familiar), tabagismo, diabetes, consumo de álcool e drogas, alimentação inadequada, sedentarismo, hipertensão arterial e obesidade. A boa notícia é que 90% dos casos de AVC podem ser evitados com a prevenção adequada, como a prática de exercícios físicos, alimentação saudável e controle do peso e do consumo de substâncias nocivas à saúde.

Fonte: Portal Administradores