Alimentos que auxiliam na manutenção da saúde

A alimentação é a base da vida humana, é por meio dela que o ser humano consegue os nutrientes que são necessários para ter energia, força e conseguir exercer as atividades do dia a dia.

É preciso ter atenção ao que é ingerido, pois nem tudo que é consumido é bom, por isso, é importante adequar a dieta a alimentos que possam trazer benefícios ao corpo humano e tirar da alimentação aqueles ricos em gorduras trans, gorduras saturadas e que não trazem nenhum bem-estar ao corpo.

Superalimentos

Existem alimentos que são conhecimentos como superalimentos, devido ao somatório de benefícios que eles agregaram ao organismo, mas é importante frisar que pensar neles como “salvadores” ou em uma dieta apenas com esse alimentos é um erro, pois é o equilíbrio que vai proporcionar melhores resultados.

Os alimentos que ajudam a proteger ou até retardar o processo de envelhecimento, são os alimentos que vão atuar contra os efeitos nocivos dos radicais livres; ricos em substâncias antioxidantes e vitaminas como:

• Vitaminas A, C, E,

• Flavonoides

• Fibras

• Beta-caroteno

• Ácidos graxos

• Ácidos graxos ômega 3

Veja alguns alimentos conhecidos como “superalimentos”:

Chia

Ela contém fibras solúveis que formam um gel em contato com a água, ajudando na saciedade e redução da absorção de gorduras e açúcares das refeições, e é rica em ômega-3.

Alho

Ele oferece propriedades incríveis pra saúde, inclusive a prebiótica. Parte de suas fibras favorecem o crescimento das bactérias boas, já a alicina, um bactericida natural, ajuda a eliminar os microrganismos ruins.

Abacate

O abacate possui gorduras do abacate do tipo boa, como ômegas 3 e 6, ele também possui poucos açúcares, muitas fibras e vitaminas, como ácido fólico, B6, E e K.

Gengibre

Ajuda a manter os bons níveis de colesterol e insulina, a aliviar dores, de músculos, articulações, auxilia no funcionamento do sistema digestivo, ajuda a aliviar náuseas e diarreias, previne resfriados, analgésico e anti-inflamatório.

 

A Clínica Araújo & Fazzito oferece diagnóstico, tratamento e conta com corpo clínico gabaritado e reconhecido na área!

Conheça nossos serviços! acompanhe nossas publicações no Instagram e Facebook!