O professor Fábio Paz, da Universidade de Bagé, no Rio Grande do Sul, desenvolveu junto aos seus alunos um aplicativo capaz de facilitar a comunicação entre pacientes vítimas de acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e seus cuidadores.

O aplicativo, que não exige internet para ser acessado, conta com opções de necessidades básicas como banho ou água e, quando o paciente clica em algum desses ícones, o cuidador recebe em seu celular um áudio ou mensagem com a solicitação. Além disso, a ferramenta possibilita a adição de novas funções de acordo com a necessidade de cada um.

Ainda disponível apenas para o sistema Android, o Comunica Tchê, nome dado ao aplicativo, já está sendo utilizados não apenas por pacientes de AVCs, mas também de outras doenças. A coordenação do Núcleo de Pesquisa e Atenção à Saúde descobriu que essa tecnologia poderia beneficiar outros pacientes.

A ferramenta, inicialmente desenvolvida para auxiliar o pai do professor Fabio Paz, está auxiliando pacientes como Dona Eliza Moreira, de 73 anos, que há cinco sofre com as sequelas do AVC. Segundo ela, o aplicativo realmente facilita a comunicação com seus cuidadores.

Fonte: Portal G1