Enquanto o uso excessivo dos smartphones e a postura incorreta na utilização desses dispositivos podem gerar sérios riscos à saúde, principalmente na região da coluna cervical, as novas tecnologias proporcionam métodos cada vez mais comuns para prevenir doenças. Isso se dá por meio de alguns aplicativos de celulares que propõem exercícios diários ao corpo e à mente humana.

As atividades disponíveis nesses aplicativos estimulam o cérebro de forma constante, o que pode ser reconhecido como uma espécie de “ginástica cerebral” que favorece a produção dos neurotransmissores (dopamina, serotonina e adrenalina), além de melhorar as conexões entre células nervosas e estimular o desenvolvimento de novas redes neurais.

É importante investir nesse tipo de exercício cerebral para melhorar aspectos como memória e raciocínio lógico. Estudantes que estão se preparando para o vestibular ou qualquer outro tipo de prova podem conseguir grandes resultados nos estudos com essa prática.

Os principais aplicativos de celular com essas funcionalidades são Fit Brains Trainer, Lumosity, Elevate, Little Things Forever, Peak, Eidetic e Memrise. Dentre essas plataformas estão disponíveis jogos, testes de conhecimento e muitas outras práticas capazes de exercitar o cérebro e melhorar aspectos como memória, lógica, velocidade de raciocínio e etc.

Fonte: O Globo