Conhecida como a doença do século, a ansiedade também pode ser causada pelos genes de cada indivíduo, segundo estudo desenvolvido pelo presidente do departamento de psiquiatria da Escola de Medicina e Saúde Pública da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, e editor-chefe do Jornal Americano de Psiquiatria (AJP). No material, o especialista Ned H. Kalin estuda os genes relacionados à ansiedade e como eles podem atravessar gerações, além de pesquisar macacos jovens para entender os mecanismos da ansiedade e da depressão na infância.

O estudo em questão aponta que, apesar de todas as pessoas possuírem um nível diferente de ansiedade, se os pais de um indivíduo sofrerem com o transtorno de ansiedade, é muito provável que essa pessoa também o desenvolva. Ou seja, a ansiedade pode passar por toda uma árvore genealógica. Isso tem a ver com os genes e com a forma que os pais e os avós agem, se comportam, e como criam as crianças da família. Segundo o pesquisador, os chamados “genes da neuroplasticidade” são alguns dos que podem estar envolvidos nos casos de ansiedade.

Sobre a relação entre ansiedade e depressão, o especialista destaca que um paciente depressivo sofre de muita ansiedade e, muitas vezes, uma pessoa com ansiedade com certeza desenvolverá a depressão. Suas causas, porém, não são apenas genéticas. A ansiedade e a depressão, por exemplo, apresentam 60% ou 70% das causas relacionadas a fatores ambientais. O ambiente costuma pesar mais do que a genética, mas pode haver variações e por isso é necessário analisar cada caso de forma individual.

Fonte: Revista Galileu