As dores nas costas afetam mais as mulheres?

É quase uma certeza que em algum momento da vida a pessoa irá sentir algum tipo de dor nas costas, isso porque cerca de 80% da população irá passar por essa situação pelo menos uma vez na vida.

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), as mulheres estão mais propensas a sentirem dores nas costas e existem diversos motivos para isso, um deles é a jornada dupla que muitas levam, conciliando emprego e o trabalho doméstico.

Vejas outras situações que podem causar dores lombares nas mulheres:

Salto alto

O salto alto pode ser um problema para as mulheres que o utilizam diariamente, pois existe a tendência de levar joelhos e quadris para trás, o que acaba mexendo com o alinhamento da bacia, que repercute na posição da coluna.

 

Estresse emocional

Muitas pessoas podem achar estranho e pensar que o estresse afeta apenas a saúde mental, mas não, o estresse pode acarretar dores na coluna oriunda de fundo emocional e ansiedade.

 

 Gravidez

A mulher passa por muitas mudanças durante a gravidez e algumas delas chegam a níveis musculares e estrutural, especialmente após a metade da gestação. Essas mudanças podem levar a dor lombar, por conta da compressão que o bebê faz para crescer.

 

 Como evitar as dores?

O importante para evitar dores lombares é o fortalecimento dos músculos e o alongamento da região, por esse motivo, são indicadas atividades que ajudem a manter o corpo em movimento, como caminhadas, yoga ou musculação, todas feitas em casa, por conta do momento que estamos vivendo.

 

A Araújo & Fazzito realiza diagnóstico e tratamento dessa e de outras enfermidades neurológicas em todas as suas unidades. Conheça mais sobre a Clínica Araújo & Fazzito e seus serviços  clicando aqui.