O acidente vascular cerebral (AVC), conhecido popularmente como derrame cerebral, é um dos principais problemas de saúde em todo o mundo.

A agilidade no começo dos cuidados está ligada diretamente a redução nas sequelas. Por isso, é necessário ficar atendo a qualquer déficit neurológico de início imediato, pois eles podem ser sinais de que estamos sofrendo um AVC.

Alguns dos principais sintomas relacionados ao AVC e que exigem atendimento médico urgente são:

– Perda da força muscular, especialmente quando ocorre em apenas um dos lados
– Dormência ou formigamento em um dos lados do corpo (face, braço ou perna)
– Tontura
– Alterações da memória
– Perda da visão de um dos olhos
– Dor de cabeça extrema e repentina.

AVC isquêmico

Esse tipo de acidente vascular cerebral é o mais comum e ocorre quando há uma obstrução ou redução brusca do fluxo sanguíneo em uma artéria cerebral.

Para ele, é indicado o uso de medicamentos trombolíticos num período de até quatro horas e meia após o início do acidente.

Se exames de imagens, como tomografia e ressonância magnética, detectarem que esse tipo de AVC está afetando uma artéria maior, pode ser realizada também uma trombectomia mecânica.

Trata-se de uma técnica que permite a desobstrução da artéria com uso de um stent (pequenos tubos metálicos expansivos), desde que seja feita em até seis horas após o início dos sintomas.

AVCs hemorrágicos

Mais conhecido como derrame cerebral, são menos comuns, mas geralmente são mais graves, pois provocam a ruptura do vaso com extravasamento de sangue para o interior do cérebro.

O tratamento indicado são medicamentos para tratar a pressão arterial elevada. O tratamento tem que ser urgente, pois as hemorragias cerebrais aumentam cerca de um terço nas primeiras quatro horas.