Pesquisa publicada nos periódicos Alzheimer’s & Dementia e Stroke mostrou que pessoas que consomem bebidas açucaradas frequentemente, como refrigerantes e sucos de frutas, têm mais risco de problemas de memória, menor volume cerebral e menor volume do hipocampo (área do cérebro importante para a memória).

Além disso, os pesquisadores também descobriram que pessoas que bebem refrigerante diet diariamente são três vezes mais propensas a desenvolver Acidente Vascular Cerebral (AVC) e demência.

A pesquisa acompanhou aproximadamente 4 mil pacientes com mais de 30 anos usando ressonância magnética. Também foram realizados testes cognitivos com o objetivo de medir a relação entre a ingestão de bebidas e volumes de cérebro, bem como de pensamento e memória.

Os pesquisadores, então, monitoraram 2.888 participantes de 45 anos ou mais para o desenvolvimento de AVC e também 1.484 participantes com mais de 60 anos foram monitorados para demência. O estudo acompanhou os indivíduos por 10 anos.

Apesar dos resultados, os pesquisadores afirmam que é necessário a realização de mais estudos para testar se o consumo de adoçantes artificiais, de fato, causa efeitos adversos no cérebro.

Fonte: Brasileiros