Ocasionado por uma dilatação exagerada das artérias intracranianas, o aneurisma cerebral é mais comum em mulheres com idade entre 40 e 60 anos. Quando ocorre um rompimento, o aneurisma pode causar hemorragia cerebral e nesses casos o socorro imediato é essencial. Pacientes que sofrem esse rompimento podem perder todo o controle do corpo, necessitando de acompanhamento cardíaco, neurológico e psicológico, além de correr o risco de perder a memória imediata, habilidade de foco e atenção e uma parte da cognição.

Os principais fatores de risco para o aneurisma cerebral são pressão alta, tabagismo e consumo de drogas. Já os sintomas são dor de cabeça súbita, náuseas e vômitos, perda de consciência e convulsão. As dores de cabeça características do aneurisma cerebral não passam sozinhas. O ideal é buscar ajuda médica, já que a hemorragia pode gerar graves sequelas e até levar o paciente a óbito. Quanto aos tratamentos, inúmeros fatores devem ser avaliados individualmente e só então a equipe médica decide o método mais adequado.

Geralmente o aneurisma sem rompimento não apresenta sintomas, mas novamente, a dor de cabeça súbita e intensa pode ser um indício. Os tratamentos nesse caso incluem medicamentos para o controle da pressão arterial e alguns procedimentos que previnem um rompimento. Só no Brasil são mais de 2 milhões de casos por ano e são necessários alguns exames laboratoriais ou de imagem para diagnóstico preciso.

Fonte: Portal G1