A infecção da coluna vertebral pode acontecer após um procedimento cirúrgico e é causada por bactérias e fungos, ocorrendo, principalmente num período de três dias a três meses após a operação.

A infecção mais comum é a osteomielite vertebral, que se desenvolve a partir de um trauma aberto direto da medula espinhal, infecções em áreas adjacentes ou bactérias de outro local do corpo e que acabam por se disseminar para uma vértebra.

Também existem as infecções dos espaços dos discos intervertebrais, que se desenvolvem entre o espaço e as vértebras adjacentes.

As infecções do espaço do disco podem ser divididas em três categorias: hematogênica do adulto (espontânea), hematogênica da infância (discite) e pós-operatória.

Já as infecções do canal espinhal incluem abscesso epidural espinhal, que é uma infecção que se desenvolve no espaço ao redor do tecido que envolve a medula espinhal e as raízes nervosas.

O abscesso subdural é bem mais raro e afeta o espaço potencial entre o tecido que envolve a medula e a membrana da medula espinhal. Infecções por dentro do parênquima medular (tecidual) são chamadas de abscessos intramedulares.

Por último, as infecções dos tecidos moles adjacentes incluem lesões cervicais ou torácicas e abscessos lombares paravertebrais do músculo psoas.

Infecções de tecidos moles geralmente afetam pacientes mais jovens e não são vistas frequentemente em pessoas idosas.

Fique atento no blog para acompanhar mais sobre risco de infecções em cirurgias envolvendo a coluna vertebral.