A ansiedade é uma condição que afeta principalmente o comportamento social. É importante levar em conta que, a ansiedade em pequenas proporções é natural do ser humano, podendo ser bastante presente na vida de pessoas que enfrentam situações de estresse com frequência. Entretanto, existem outras características que levam a ansiedade a graus mais elevados e que colocam em risco a saúde dos pacientes.

Conhecida também como ansiedade patológica, uma das características da doença são as preocupações com o futuro, que acabam impedindo o paciente de viver o momento presente. Essa condição também prejudica o indivíduo em suas atividades corriqueiras, uma vez que ele sente maior dificuldade em concluir tarefas simples ou diárias.

Os sintomas físicos são palpitações, respiração ofegante e “suor frio”, enquanto os sintomas emocionais são o medo, a irritação e a tristeza. As características do indivíduo com ansiedade patológica devem ser observadas de perto, geralmente a doença tende a fazer com que o paciente coma sem ter fome, roa unhas, se isole do mundo e apresente quadros de agitação excessiva.

As causas da ansiedade patológica podem ser diversas, dentre elas a genética, traumas, relacionamentos e até uso de drogas. E os tratamentos costumam ser realizados a partir de acompanhamento médico, psicoterapia e prescrição de medicamentos em alguns casos.

É de extrema importância que a ansiedade patológica seja identificada logo no início do quadro para um tratamento eficaz. Além disso, quando não diagnosticada a tempo, a enfermidade pode desencadear também quadros de pânico, depressão e outras ramificações desse transtorno.

Fonte: Portal GreenMe