Coronavírus – atualizações sobre efeitos neurológicos

O coronavírus possui diversos efeitos sobre a fisiologia humana e pode atingir, em menor ou maior grau, o sistema neurológico, os exemplos vão desde casos menos graves, perda de olfato, aos mais graves, trombose cerebral.

Aqui, no blog da Clínica Araújo & Fazzito, estamos atualizando nossos pacientes desde o início  da pandemia sobre esses efeitos, temos um texto sobre as fases da doença no organismo humano, outro sobre as mortes por trombose e o Dr. Antônio Araújo, neurocirurgião da clínica, já gravou um episódio do podcast Minuto Neuro comentando sobre as manifestações neurológicas do novo coronavírus.

 

Coronavírus: Últimas descobertas

 

Um estudo feito no Northwestern Memorial Hospital em Chicago apontou que 80% dos pacientes com Covid-19 tiveram sintomas neurológicos, segundo a pesquisa, 8 em cada 10 pacientes apresentaram algum desses sintomas.

Os sintomas neurológicos incluem dores musculares, dores de cabeça, tontura e encefalopatia, que é caracterizada por função mental alterada variando de confusão leve ao coma, ou seja, a manifestação neurológica mais grave da Covid-19.

O estudo aconteceu pela análise de 500 prontuários de pessoas hospitalizadas pela doença, os cientistas analisaram  sintomas neurológicos em 42% dos pacientes quando os sintomas surgiram, 63% dos pacientes quando hospitalizados e 82% dos pacientes em qualquer momento durante o curso da doença.

 

Os sintomas mais comuns são:

 

11% distúrbios do olfato

16% perda de paladar

38% dores de cabeça

45% dores musculares

Analisando os casos de pacientes com encefalopatia, a taxa de mortalidade foi 22% maior do que naqueles sem a complicação, que ficou em 3%. Após a alta hospitalar, apenas 32% dos pacientes com encefalopatia foram capazes se  seguir com as suas tarefas em comparação a 89% daqueles que não desenvolveram encefalopatia.

 

Estudo brasileiro

 

Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) encontraram o coronavírus no cérebro de pessoas que morreram pela doença com quadros moderados, mostrando que a vírus não infecta o cérebro apenas em casos  mais graves.

Essa é uma importante descoberta para tratar casos menos graves da doença e de pacientes, que mesmo após a alta  hospitalar e sem o vírus no corpo, continuam apresentando queixas relacionadas a problemas neurológicos.

A Clínica Araújo & Fazzito oferece tratamento e conta com corpo clínico gabaritado e reconhecido na área!

Conheça nossos serviços!  acompanhe nossas publicações no Instagram e Facebook!