Pesquisadores da Universidade da Califórnia desenvolveram um pequeno dispositivo sem fio capaz de monitorar a atividade elétrica do cérebro e retomar o equilíbrio natural de indivíduos diagnosticados com epilepsia e Parkinson. O funcionamento detecta movimentos inesperados como os tremores e convulsões.

O protótipo, conhecido pelos cientistas como WAND (sigla em inglês para “Dispositivo de Neuromodulação Sem Artefatos e Sem Fio”), vem passando por atualizações para corrigir limitações de modelos anteriores e tornar a nova versão ainda mais eficaz.

As melhorias da nova atualização incluem a redução no tamanho do dispositivo e de ruídos na coleta de dados pelo implante, já que o WAND é inserido na superfície cerebral do indivíduo. O dispositivo sugere um caminho para o tratamento das enfermidades neurológicas com maior incidência pelo mundo.

O dispositivo, que ainda está em fase de testes em primatas, não apenas interpreta as atividades elétricas do cérebro como envia choques terapêuticos ao mesmo tempo, possibilitando um tratamento mais especializado e eficaz para pacientes com essas enfermidades cerebrais.

Agora o objetivo dos responsáveis é aplicar a Inteligência Artificial no dispositivo, de forma a melhorar também a compreensão dos sinais cerebrais e a leitura. Em breve o WAND será testado em pacientes voluntários para garantir sua efetividade em humanos.

Fonte: Portal Exame