A doença de Lyme é causada pela bactéria Borrelia Burgdorferi, encontrada no carrapato. Sua transmissão se dá através da picada do inseto, podendo levar a complicações cardíacas e neurológicas. É classificada como zoonose, ou seja, pode afetar humanos e animais.

Para que o carrapato transmita a doença é preciso que ele fique preso ao indivíduo cerca de seis a 24 horas, no mínimo. Não existem evidências científicas que comprovem a transmissão de humano para humano.

A doença surgiu em 1975, nos Estados Unidos, após um surto na cidade de Lyme, Connecticut. E não é muito comum no Brasil.

Os sintomas de Lyme aparecem em três estágios.

Etapa precoce localizada – Nessa fase, a doença ainda está incubada. Geralmente surge uma mancha vermelha no local da picada, podendo se estender pelo corpo e em alguns casos, causar dor e febre.

Etapa de disseminação prematura – Após o período de incubação, começam a surgir os principais sintomas: cansaço, febre, dor de cabeça, rigidez no pescoço, náusea, vômito, dor de garganta, dores nas costas e articulações, além de manchas vermelhas espalhadas pelo corpo. Os sintomas aparecem e desaparecem podendo ser confundidos com outras doenças.

Etapa tardia (crônica) – Essa etapa ocorre quando a doença não é tratada de forma adequada, podendo durar meses ou até anos. Os sintomas se tornam complicações reumatológicas graves. Em alguns casos, alguns pacientes podem desenvolver sintomas relativos ao mau funcionamento cognitivo, ou seja, afetam a memória, sono e humor.

Neste estágio também é comum o desenvolvimento de problemas cardíacos, meningite e paralisia da face.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é feito através de exames clínicos. Também leva em consideração os sintomas e histórico de exposição a áreas naturais, e contato com animais que poderiam ter carrapato.

A doença de Lyme tem cura, o tratamento é realizado à base de antibióticos para a eliminação da bactéria.

Caso do famoso

O cantor, compositor e ator, Justin Bieber, tem 26 anos e nasceu na cidade de London, Canadá. Foi diagnosticado com a doença de Lyme em 2019, e desde então vem lutando contra a doença.

Bieber, relatou em seu Instagram que foram dois anos difíceis até obter o tratamento correto. O cantor mostrou em alguns episódios do seu documentário para o youtube, “Justin Bieber: Seasons”, como foi conviver com a doença.

A Clínica Araújo & Fazzito oferece tratamento neurológico e conta com corpo clínico gabaritado e reconhecido na área!

Conheça nossos serviços e nos siga nas redes sociais!

/Facebook

/Instagram