Muitas pessoas falam sobre a dor lombar ou lombalgia, porém pouco sabem desta doença, ou acabam confundindo apenas como uma dor muscular.  Cerca de 85% dos brasileiros tem algum tipo de dor nas costas durante a vida, cerca de 90% dos casos melhora sem o paciente precisar de uma cirurgia.

A coluna lombar está localizada na parte inferior das costas, composta por cinco vértebras na parte inferior da coluna entre as costelas e a bacia.  Ela é responsável por dois quintos do peso corporal total e é composta por tecido conjuntivo e por uma série de ossos, chamados vértebras, que são amortecidos por pequenos discos.

As causas mais frequentes de dor lombar são: hérnia de disco, estenose lombar da coluna vertebral, osteoartrite. O diagnostico pode ser feito por um neurocirurgião, exame físico e resultados de estudos de diagnóstico.

O tratamento pode ser feito de duas maneiras. A primeira é sem cirurgia, na qual pode ser feito fisioterapia motora, hidroterapia em piscina aquecida, redução de peso. A outra maneira é a cirurgia, cujos benefícios devem sempre ser cuidadosamente avaliados contra os riscos. Embora uma grande percentagem de pacientes com dor lombar relate alívio significativo da dor após a cirurgia, não há garantia de que a cirurgia irá ajudar.