Sentir dores na coluna é uma realidade quase constante para brasileiros, segundo estudos pelo menos 80% da população vai sentir algum tipo de desconforto na coluna ao longo da vida.

Diversas doenças atingem a coluna, entre elas: hérnia de disco, escoliose, lordose, dor ciática, osteoporose. Os níveis de dor podem ser leves e até intensas, por conta disso, o tratamento costuma realizado com o uso de relaxantes musculares, mas quando esse tipo de medicamento não resolve, a cirurgia passa a ser uma opção.

 

Quando a cirurgia é indicada?

Uma das principais doenças degenerativas da coluna é a hérnia de disco, as cirurgias para tratamento de hérnia de disco cervical, com substituição do disco intervertebral doente por um disco artificial, são conhecidas como artroplastia de disco cervical.

Esse tipo de cirurgia costuma ser indicado para pacientes jovens, segundo o Dr. Antonio Araújo, neurocirurgião da clínica Araújo & Fazzito, “pacientes com a curvatura da coluna ainda preservada (lordose cervical), e, com no máximo, dois segmentos acometidos (os mais comuns são C5-C6 e C6-C7)”.

A cirurgia artroplastia de disco cervical é um tipo de procedimento reservado aos discos móveis, especialmente, nos pacientes mais jovens e sem artrose facetária.

A vantagem sobre a cirurgia tradicional de artrodese com placa e parafusos é que diminui um pouco a incidência de doença do disco adjacente e mantém a dinâmica de movimentos da coluna.

“A doença do disco adjacente ocorre pela fusão de um nível da coluna (por artrodese) causando sobrecarga crônica sobre o nível de cima da cirurgia, por exemplo, uma artrodese C5-C6 sobrecarrega C4-C5, acelerando a degeneração do disco C4-C5” conclui Dr. Antonio Araújo.

 

Conheça mais sobre a Clínica Araújo e Fazzito e seus serviços clicando aqui.