Dores lombares e a automedicação

A automedicação, mesmo que perigosa, é um ato comum na vida da maior parte dos brasileiros. Os remédios muitas vezes são vendidos sem receita, facilitando a compra por conta de uma dor de cabeça, na garganta ou na coluna, mas essa é uma ação que pode ser perigosa e, ao contrário do que se pensa, ainda piorar a dor.

As dores lombares

As dores lombares podem acontecer em diferentes fases da vida e por diversos motivos, que variam desde a má postura, o ato de pegar pesos de maneira errada e a falta de fortalecimento lombar, além de outras situações.

Esse incômodo pode acontecer em muito graus, desde os mais leves, que podem ser tratados com medicamentos ou terapias, até os casos mais graves, que necessitam de intervenção cirúrgica.

Estima-se que cerca de 80% da população terá algum tipo de dor lombar no decorrer da vida, sendo que o sintoma pode prejudicar os afazeres diários e, até mesmo, serem responsáveis por afastamento do trabalho.

 

 

A automedicação

Em uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) foi constatado que o brasileiro está entre os países que mais se automedicam no mundo.

A cada dez brasileiros, cinco tomam remédio por conta própria, e esse pode ser um ato perigoso, pois além de encobrir problemas mais graves podem ter efeitos colaterais.

 

Veja os perigos da automedicação:

1. Encobrir outras doenças

O corpo envia sinais o tempo todo e, tentando resolver algum problema de forma rápida, com um remédio calmante ou anti-inflamatório a pessoa pode estar encobrindo uma questão mais grave.

2. Interferências entre medicamentos

Sabe quando seu médico pergunta se você está tomando algum remédio ou se toma algo diariamente? É por isso! Existem componentes que não podem ser utilizados em conjunto, caso contrário, podem causas efeitos colaterais perigosos e levar até à morte.

3. Resistência a outros medicamentos

Principalmente quando falamos no uso indiscriminado de antibióticos, o uso contínuo pode fazer com que as bactérias criem resistência aos ativos do medicamento e torne tratamentos posteriores mais complexos e difíceis.

Por isso, sempre busque um profissional, só um especialista pode te receitar o composto mais indicado para tratar seu sintoma.

A Clínica Araújo & Fazzito oferece tratamento e conta com corpo clínico gabaritado e reconhecido na área!

Conheça nossos serviços!

E acompanhe nossas publicações no Instagram e Facebook!