A Dra. Yolanda Mazzaro, neuropsicóloga da clínica Araújo&Fazzito, em São Paulo, acaba de publicar na revista internacional AIDS Patient Care and STDs, um artigo sobre o comprometimento cognitivo que afeta pacientes portadores do vírus da Aids, o HIV. No material, a profissional menciona que os transtornos neurocognitivos associados ao HIV são cada vez mais frequentes, mesmo nos pacientes que recebem o tratamento antirretroviral.

Para a produção do artigo, os profissionais envolvidos utilizaram ferramentas padronizadas para avaliar questões como depressão, uso de substâncias psicoativas e atividades da vida diárias, e então realizaram um exame neuropsicológico abrangente para concluir que dos 412 pacientes soropositivos avaliados, 210 apresentaram comprometimento neurocognitivo assintomático, enquanto 67 apresentaram transtorno neurocognitivo leve e 26 apresentaram demência associada ao HIV.

Graduada em psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2008), Dra. Yolanda Mazzaro tem experiência em avaliação e reabilitação neuropsicológica, com ênfase em atendimento à população adulta e idosa. Atua também como psicóloga e neuropsicóloga da Divisão de Psicologia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. O material mencionado nessa publicação pode ser acessado pelo link: http://bit.ly/2FGf4wW.